A Impressão Offset originou-se da evolução do sistema de impressão Litográfica, que foi “inventada” por Alois Senefelder no ano de 1798, na cidade de Munique na Alemanha.
Na antiguidade usa-se uma pedra porosa cuja porosidade possuía a afinidade com água, e as letras/ desenhos são marcadas a lápis ou pincel com tintas gordurosas, posteriormente umedece-se a pedra com água (esponja úmida) e em seguida aplica-se tinta de base gordurosa sobre a superfície da pedra com um rolo.
Em seguida colocava-se folhas de papel sobre a pedra decalcando a imagem. E como mágica as imagens apareciam sobre o papel, o tempo passou e essa técnica foi se modernizando com o passar dos séculos.
Na atualidade esse sistema é mais requisitado nas gráficas. O sistema de impressão offset é utilizado para grandes e médias tiragens por conta de sua rápida velocidade,como em revistas, apostilas, catálogos e produção em larga escala. Isso permite que as máquinas imprimam grandes quantidades sem a necessidade de interferências humanas, que acontecem apenas para alterar as cores e a quantidade de água.
O termo OFFSET significa “fora do lugar”, ou seja, a tinta passa por um cilindro antes de ir para o papel. O método offset é considerado o mais tradicional, e a impressão ocorre por meio do contato entre a água e a tinta própria para máquinas offset, porém é necessário que a imagem esteja previamente gravada no fotolito que vai no rolo de impressão, para que ela seja transferida para o papel.
Muitas gráficas optam por essa técnica principalmente pelo alinhamento entre qualidade e custo-benefício do processo. Essa impressão é muito versátil e se tornou uma das “queridinhas” das gráficas, pois é possível trabalhar com quase todos os tipos de papéis e até em algumas superfícies de plástico.
Aproveita que você está em nosso site e navegue para conhecer melhor os nossos serviços. Temos certeza que temos uma solução em Comunicação Visual e Impressão Digital para você.
Conteúdo: by Digital Sign Mídia