Comunicação visual

O que é impressão UV, Solvente e Sublimática?

man gbada

Os produtos personalizados estão tomando destaque nas prateleiras e no gosto dos brasileiros, desde canecas com nomes até os objetos decorativos. As camisetas personalizadas não estão de fora, pois além de únicas elas servem para identificar grandes grupos, comemorar datas festivas, formaturas, movimentos sociais e etc. 

Criar sua arte, estampa ou identificação visual é uma tendência, qualquer um pode se tornar um estilista.  

O processo de sublimação ( estampar camisetas) é rápido, o desenho é impresso em um papel conhecido como transfer com tinta sublimática, depois, através de uma prensa quente, o desenho do papel é transferido para a peça de roupa. A técnica de sublimação pode ser usada em canecas, chinelos, almofadas e outros objetos. 

Ao imprimir a imagem ela deve ser colocada na camiseta, já com a tinta sublimática no papel tranfer.  Esse papel é desenvolvido com uma camada de resina na sua superfície que facilita a transferência da tinta para a camiseta onde será impressa a imagem. Como o papel será o responsável por passar a imagem para o tecido, é importante que a impressão no transfer seja feita de maneira espelhada, ou seja ao contrário, para que ela fique na posição normal quando for sublimada. 

Para que sua impressão fique perfeita fique atento aos detalhes como o uso correto da tinta específica para sublimação, máquina, tecido, posicionamento e entre outros. 

Sobre a máquina de estampar é necessário que ela esteja regulada, tanto sua temperatura quanto tempo e pressão, caso esteja desregulada pode ocasionar falhas e sombras. Se o tempo de pressão para sublimação seja pouco, provavelmente a estampa não será transferida por inteiro na peça. Da mesma forma que se ficar por muito tempo a estampa pode amarelar, ficar deformada e até queimar. Ao adquirir uma máquina de sublimação, fique atento a estes detalhes, leia o manual de instruções e se houver dúvidas sobre o produto, contacte o fabricante. 

Evite sublimar tecidos como algodão 100% e seda, pois são tecidos delicados que não suportam altas temperaturas e facilmente danificados. O poliéster, malhas e o neoprene são os mais indicados para sublimação. E não se esqueça de colocar sua peça de forma correta na máquina, sem amassados ou dobras, deixe-a de forma lisa. 

Gostou deste conteúdo? Deixe seu feedback nas redes sociais da Copcenter. Estamos abertos a sugestões de conteúdos. 

Conteúdo: by Digital Sign Mídia

Compartilhar

Você também pode gostar

i P m c printing house isometic set

O que é impressão UV, Solvente e Sublimática?

São tantas as opções de materiais impressos que é importante conhecer tecnologias disponíveis no mercado e que permitem...

Leia mais

white blank billboard over the illuminated highway during night

Diferenças entre impressão com iluminação Frontlight e Backlight.

A impressão digital faz parte do nosso cotidiano em diversos momentos, com ou sem iluminação. À noite, pelas...

Leia mais

O poder do Material Impresso atrelado a estratégia de Marketing Digital.

O marketing vem evoluindo a cada ano, muitas tendências, ações digitais e marketing de influência estão ganhando o...

Leia mais